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Apoio & FAQ

Para Profissionais

Como funciona o PortalPRO?

Para quem é o PortalPRO?

O PortalPRO é um ponto de encontro entre profissionais do sector da construção e manutenção e clientes que procuram esses serviços de forma rápida.

Que profissionais podem receber pedidos de serviço no PortalPRO?

Damos as boas-vindas a todos os profissionais independentes e empresas que tenham comprovativo de atividade ou certidão permanente, seguro de trabalho ou de responsabilidade civil e, no caso dos serviços de eletricidade e gás, certificado da DGEG. Os profissionais mais procurados neste momento são eletricistas, canalizadores, manutenção de telhados, carpinteiros, pintores, etc.

É necessário ter um smartphone para usar o PortalPRO, e quem tem de o controlar?

O smartphone é uma ferramenta essencial para a utilização da App PortalPRO. Tem de usar o seu dispositivo e controlá-lo.

Estou interessado em tornar-me parceiro do PortalPRO, mas atualmente tenho os meus próprios clientes e serviços a serem efectuados. Vale a pena registar-se agora?

Registar-se na plataforma PortalPRO vale sempre a pena, independentemente da sua agenda preenchida. A inscrição é gratuita; não há taxas de subscrição. Só paga os serviços realizados e depois de os finalizar.

Inscrição

Como se tornar parceiro no PortalPRO?

Preencha o formulário de registo, leia os termos e condições e anexe todos os documentos necessários. Depois de submeter o formulário, entraremos em contacto consigo e informamo-lo sobre os próximos passos.

Que documentos são necessários para os profissionais PortalPRO?

Documentos e informações legais necessários:

1. O seu número de identificação de contribuinte e documentos adicionais comprovativos de actividade;

2. Número de conta bancária – para onde receberá todos os pagamentos para essa conta;

3. Nº da apólice de seguro;

4. Alguns dos serviços necessitam de uma certificação para serem efetuados: serviços de eletricidade; serviços de construção; etc.

É obrigatório fornecer os dados, e porquê?

Sim. Utilizamos todos os dados dos nossos processos para garantir requisitos legais, fiscais e outros. Toda a informação que lhe pedimos é obrigatória para começar.

Posso alterar/adicionar serviços que forneço mais tarde?

Pode adicionar ou remover os seus serviços fornecidos na sua conta a qualquer momento.

Quanto tempo demorará a receber o primeiro pedido de serviço depois de concluir o onboarding?

Depois de submeter o seu formulário de registo, o nosso gestor entrará em contacto consigo dentro de um dia útil. Iremos fazer perguntas adicionais relacionadas com a sua experiência e responder a todas as suas dúvidas, se tiver alguma. Quando um representante do PortalPRO aprovar a sua conta, começará de imediato a receber todos os pedidos relativos às suas especialidades e áreas de atuação.

Pedidos de Serviço

Onde posso encontrar pedidos de serviços solicitados pelos clientes PortalPRO?

Essas oportunidades estão disponíveis apenas para os parceiros que completaram o processo de onboarding. Quando um novo serviço é submetido a Equipa PortalPRO entra em contacto diretamente com os parceiros.

Em que cidades portuguesas posso prestar os meus serviços?

Os clientes portalPRO que solicitam serviços estão localizados principalmente nas maiores cidades de Portugal: Lisboa, Porto, Braga e Faro. Mas se fornecer os seus serviços noutras cidades, pode selecionar a sua cidade durante o onboarding.

Tem ainda a possibilidade de aumentar a sua área de actuação, por exemplo, se trabalhar principalmente no centro de Lisboa mas não tiver problemas em prestar os serviços em Vila Franca de Xira, pode selecionar um raio de 40 quilómetros para a sua actuação. O principal requisito aqui é que, se informar que pode realizar serviços em outras regiões, deve mesmo fornecer os serviços em todas as áreas que seleccionou.

Todos os pedidos de serviço estão disponíveis apenas na App, ou posso vê-los no meu computador?

Sim, todos os pedidos de serviço são fornecidos apenas na App, que está disponível para sistemas operativos Android e iOS. Pode utilizar um telemóvel ou um tablet para fazer download da App.

Terei de usar as minhas próprias ferramentas e carro para realizar os serviços, ou o PortalPRO providenciará tudo?

Terá de trabalhar com suas próprias ferramentas ou alugadas e deslocar-se no seu próprio veículo.

Está previsto algum horário de trabalho para um Parceiro PortalPRO?

Como Parceiro PortalPRO, planeia o seu tempo. Acorda todos os timmings com o Cliente. O mais importante é cumprir os prazos.

Posso não aceitar temporariamente pedidos de serviços, por exemplo, trabalhar apenas durante uma época especifica?

Sim. Na sua App, terá a opção de informar se está disponível para novos pedidos de serviço no momento indicado.

Quão rápido posso terminar a minha atividade no PortalPRO?

Pode terminar a sua atividade no PortalPRO a qualquer momento, parando de aceitar pedidos de serviço. A aplicação PortalPRO é gratuita, pelo que se não aceitar pedidos de serviço – não tem obrigações.

Quem serão os meus Clientes?

No PortalPRO, receberá pedidos de serviço de entidades empresariais, tais como administradores de condomínios, gestores de imóveis, gestores de retalho, etc.

Quantos pedidos de serviço posso esperar, em média, por semana?

Mais de 100 pedidos de serviço em Portugal são enviados diariamente para o PortalPRO. Os Parceiros aceitam entre 1 e 25 empregos por semana, dependendo do volume de trabalho e da sua capacidade.

Há alguma razão para eu deixar de receber pedidos de serviço?

Os pedidos de serviço no PortalPRO são interrompidos automaticamente para utilizadores inativos que não utilizaram a App durante mais de três meses. Ou se não cumpriu as condições previstas no Termos e condições (por exemplo se não cumpriu os prazos sem razões objetivas, realizou trabalho de má qualidade, etc.)

Qualificação

É necessário um documento de qualificação para a realização de trabalhos elétricos?

Para um empresário em nome individual ou empresa, é obrigatório ter os certificados emitidos e aprovados pela DGEG.

Tenho um certificado de trabalhador energético e fundei uma empresa. Posso trabalhar com o meu certificado e emitir faturas em nome da empresa?

Se operar como uma entidade legal, é necessário um certificado de qualificação emitido para a empresa.

Tenho experiência profissional/superior. Por que preciso apresentar um certificado de profissional de energia elétrica/aquecimento?

O PortalPRO tem como objetivo fornecer aos seus clientes o mais alto nível de serviços e garantir o melhor ambiente de trabalho para os parceiros. É por isso que a verificação adicional do conhecimento técnico é obrigatória.

Não tenho os certificados necessários, mas o meu colega tem. Posso registar-me e adicionar os documentos de qualificação de outra pessoa?

O Parceiro PortalPRO deve submeter documentos pessoais de qualificação, não de terceiros.

Pagamentos, faturação e taxas

Quanto custa o registo no PortalPRO? Existe uma subscrição ou outra taxa?

Não tem de pagar nada para ser parceiro no PortalPRO e não há taxas nem de subscrição nem para receber pedidos de serviço.

Quanto custa obter pedidos de serviços no PortalPRO?

A aplicação PortalPRO é gratuita e não tem taxas, pelo que não terá de pagar para receber pedidos. Após a conclusão do trabalho os parceiros recebem o pagamento.

 

Quais as taxas cobram o PortalPRO?

As taxas PortalPRO aplicam-se apenas aos parceiros que desempenham o trabalho. Verá as taxas calculadas para cada serviço quando preparar o orçamento para enviar ao Cliente.

Como e quando vou ser pago?

O PortalPRO fornece um recibo para que consiga facilmente emitir uma fatura ao Cliente imediatamente após o Cliente aprovar a finalização do trabalho. E normalmente, após o Cliente transferir o dinheiro demora uma semana a entrar na sua conta bancária.

Como é determinado o preço dos serviços no PortalPRO?

São os parceiros que determinam os preços e que fazem a oferta do preço ao Cliente.

Quem tem de cuidar da contabilidade e do pagamento de impostos?

O parceiro ou o seu contabilista contratado devem tratar de todas as questões de contabilidade e pagamento de impostos.

É possível receber pagamentos por trabalho em dinheiro?

Sim. Depende de si e do Cliente qual a forma de pagamento que desejam acordar. Mas como trabalhamos com o mercado empresarial, normalmente os pagamentos são feitos por transferência bancária.

Quanto posso ganhar, em média, como Empreiteiro PortalPRO?

Só depende de si! Os profissionais mais ativos da plataforma ganham até 5000 EUROS por mês.

Qual é o preço médio de um pedido de serviço?

150 euros.

Outros

Posso contactar um representante do PortalPRO apenas durante o horário comercial?

Os especialistas do serviço ao cliente PortalPRO trabalham de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Respondemos a todos os pedidos e mensagens de email num dia útil.

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